Segue o Zarolho no Facebook





quinta-feira, 2 de maio de 2013

O pior pesadelo da vida de um homem casado


Só uma coisa na vida de um homem consegue ser pior que acompanhar a esposa nas compras do supermercado. É ter de ir ao supermercado sozinho. 

Quando a respectiva mais-que-tudo diz "Ó more! No fim do trabalho podias passar no supermercado e trazer meia-dúzia de coisas que estão a fazer falta", o pânico instala-se, o sangue gela nas veias. A primeira coisa que ocorre é dizer "Eu até ia, mas hoje não posso". Mas como as consequências de dizer não a uma solicitação/ordem da mulher são sempre piores do que as  que resultam do sim, o homem acede sem pestanejos. Ir emborcar umas mines com a malta do clube de pesca, vai ficar pra depois. Outra vez.
O dia acaba logo ali, porque um homem não consegue pensar em mais nada do que a tortura que o espera ao final da tarde num qualquer Continente ou Pingo Doce.
O sangue volta a gelar e o pânico instala-se de novo, quando a "meia-dúzia de coisas" se transforma numa lista que só encontra comparação, em termos de tamanho, nos infindáveis discursos que Fidel Castro fazia no 1 de Maio. Se a lista de compras fosse feita por um homem, seria reduzida a metade e mesmo assim haveria lá tralha que não faz falta pra nada. Ok. Os amendoins podem ficar.
Chegado ao supermercado, é o caos. Um homem espera sempre que os produtos estejam expostos nos corredores pela mesma ordem em que eles constam da lista de compras. Na cabeça de um homem, faz todo o sentido que a cerveja esteja na prateleira ao lado das lâminas da barba e que o whisky esteja logo a seguir à banca dos enchidos e fumados. Por aqui se vê que um supermercado não foi idealizado para ser frequentado por homens. Tanta organização e tanta ordem, só pode ser para mulheres.
Um homem não tem problema em lidar com os produtos que constam da lista, excepto um. A lista pode até contemplar tampões, pensos higiénicos e cremes hidratantes. Não há problema. Dá até um ar de modernidade e serão orgulhosamente colocados em lugar de destaque no carrinho das compras. Ali, onde toda a gente veja.  
Mas há um que o homem reza interiormente a todos os santos para que não esteja na lista. O papel higiénico.
Não há nada pior para a masculinidade do que um homem ser visto a comprar papel higiénico. Os restantes clientes olham para um homem como se ele estivesse a sair do Casal Ventoso, com um embrulhinho na mão. Mas porque raios o papel higiénico teima em vir em gigantescos volumes que são impossíveis de dissimular seja de que forma for??? A solução passaria por comprar daqueles rolos todos modernos da Renova, que vêm em embalagens mais pequenas, mas o preço é proibitivo. Homem algum investe 4,00€ do seu património numa coisa que apenas serve para limpar o c....oiso. 
Esta é uma ocasião em que um homem gostava de ter o super-poder da invisibilidade. Outra ocasião é ao chegar a casa depois das 2 da manhã. Mas isso será assunto para uma outra dissertação.